29 junho, 2007

O Olhar

A criança tem um olhar particular de mundo. Quando criança, estamos aprendendo a aprender, tentando entender como o mundo funciona, como os adultos pensam... E o resultado são pérolas, que olhadas “de fora” viram pequenas piadas, mas piadas doces, gostosas, que trazem o riso fácil e leve.

Ainda que o olhar seja particular, é engraçado como algumas dessas visões infantis do mundo são recorrentes, se repetem em lugares e infâncias diferentes. Isso eu vi na versão anterior deste blog. Era muito comum postar uma história e choverem comentários do tipo “eu também acreditava”, e era comum receber nos e-mails de contribuição versões diferentes da mesma história.

Histórias de brinquedos que ganham vida a noite, de atores estarem lá dentro da tv (e cantores dentro dos aparelhos de som), variações de algo que te pega a noite se não dormir na hora (bicho papão?), cada um de seu jeito e com sua graça um dia acreditou em alguma dessas coisas, não foi? Tente lembrar... E me conte, que eu conto pra todo mundo! Aqui, nada será segredo.

2 comentários:

Anna Paula disse...

Eu nao tinha medo de sapo ou ra até que a senhora que cuidava de mim me fez acreditar que se eu encostasse num sapo ele grudaria no meu pé e só soltaria na próxima chuva... Ok, já nao acredito nisso, mas a fobia continua...

Ah e eu também acreditava que as pessoas estavam dentro do rádio, como se elas pudessem ficar beeem pequenas para caber ali, entao às vezes quando tinha alguma entrevista eu ficava tentando enxergar entre os buraquinhos do rádio para ver as miniaturinhas de pessoas conversando...rsrsrs... só durou até eu ver um rádio desmontado.

Anna Paula disse...

Ah, outra coisa que eu acho que era a mais legal: eu acreditava que se a minha mae, que estava grávida, pintasse os cabelos de loiro e usasse lentes de contato, meu irmaozinho ia nascer loirinho de olhos azuis...